domingo, 17 de novembro de 2013

Portugal... O país medíocre!

Quantas vezes em entrevistas ouviram a expressão "ao nível dos melhores"?! Inumeras... Provavelmente, quase diariamente.

Uma das melhores demonstrações de mediocridade do Português é esta expressão, usada em todos os domínios. Quer no desporto, na política ou em assuntos corriqueiros, O português nunca é o melhor. Estará sim ao nível dos melhores, o que denota claramente que não o somos...
Está inerente na mentalidade portuguesa que não somos os melhores... Poderemos estar ao nível dos melhores do mundo, mas nunca seremos os melhores.

Vamos a exemplos concretos... Desportivamente, o Benfica, na época 2012-2013 esteve ao nível dos melhores da Europa, chegando inclusive à final da Liga Europa, frente ao chelsea. Uma vez que estava ao nivel dos melhores, não ganhou. Não foi o melhor... esteve próximo, mas não ganhou. Se fosse de facto o melhor, tinha ganho a liga Europa, o campeonato, a taça de Portugal e até mesmo a taça da Liga... Alias, nunca teria sido eliminado da liga dos campeões e provavelmente a teria ganho.
Já o CR7. Há quem diga que está ao nível do Messi e do Ribery... Mas que raio?! o CR7 é melhor! Estar ao nível dos melhores, significaria que o Ribery e o Messi seriam melhores que ele...

Na política... Portugal está ao nível europeu... Ora bolas! Porque raio não podemos estar melhor que os outros? temos de estar ao nível? isso significa que os outros estão melhores que nós, e por associação de ideias, estaremos na cauda da Europa... Quando surge um índice qualquer, Está ao nível da Europa... Será assim tão dificil ser melhor que os outros países só uma vez para variar e não estarmos ao nível?!

Mesmo nos nossos salários... Estão ao nível do sector... Uma ova!!!! Tudo isto para dizerem que recebo ligeiramente menos que a generalidade do pessoal que trabalha na mesma posição que eu, em empresas diferentes...

Por este andar, imaginem a seguinte situação: dois jovens têm relações sexuais, e no final, o rapaz pergunta à rapariga: " fui bom?!". Ao que ela responde: " Sim... dentro do nível...".
A auto-estima do rapaz, irá por agua abaixo, sabendo que se está dentro do nível, significa que ela já teve melhor...

E como tudo na vida... Quando nos cruzamos com um amigo que não vemos há anos... e perguntamos, "então... como vai a vida?"... Para recebermos a resposta dentro do nível... Já sabemos de antemão que a vida do nosso amigo não tá grande espingarda!


Assim, nota-se a falta de confiança do povo português, que quando tem oportunidade de dizer que é o melhor, omite-se pondo-se ao nível dos outros... Temos de ser os melhores, mesmo não o sendo... Temos de ter orgulho em dizer, Somos os melhores. Se é para estarmos ao nível dos outros, sugiro que Portugal suba um nível... assim passaremos a estar um nível acima dos outros!


Por isso, quando me perguntam, Daniel, como vai a vida... eu repondo sempre "está melhor que sempre"... porque não quero estar ao nível de ninguém. Não suporto ser medíocre...